FILOSOFIA

“The School of Athens” by Raffaello Sanzio da Urbino

O que entendemos por Filosofia foi definido por Pitágoras (VI a.C) como “amor à sabedoria”, mais precisamente “amor ao conhecimento”, pois “sofia” (Σοφία), no imaginário grego, remetia tanto à capacidade de saber tomar as decisões corretas – sabedoria – como também de ter as informações para auxiliar nessa tomada de decisão – conhecimento. Por isso, quando buscamos conhecer grandes pensadores que se destacaram na história, como o rei Salomão (IX a.C), nos vemos diante de conclusões sempre as mesmas: Principium sapientiæ timor Domini, et scientia sanctorum prudentia – O temor ao Senhor… e o conhecimento. Sabemos, porém que temer e conhecer são verbos possíveis apenas a quem toma para si sofia.

Essa é a nossa missão nas aulas de Filosofia da Escola de Conservadorismo, lançarmo-nos em busca de conhecer o Sublime, aguçando mente e espírito no exercício desse saber. Convidamos você a fazer parte de nossas aulas, seja aluno da Escola de Conservadorismo.